domingo, 21 de setembro de 2008

TREINAR COM VOLUME OU COM INTENSIDADE? QUAL A MELHOR FAIXA DE REPETIÇÕES? E A VELOCIDADE DELAS?E O INTERVALO DE DESCANSO?

Com meus 5 anos de treino aprendi muita coisa na base da tentativa e erro, e outras por meios de artigos de sites de musculação, e uma coisa é imprescindível, determinar como treinar,ou com volume ou com intensidade,pois são duas estradas antagônicas,que se forem seguidas ao mesmo tempo,o treino está condenado ao fracasso e a pessoa ao overtraining.Então como treinar?Simples.Se treinar com alto volume, use uma intensidade de baixa a moderada, e se for optar pelo melhor caminho, o da intensidade, reduza o volume e de tudo de si em cada série.
Quanto à faixa de repetições, é impossível falar delas sem falar do tempo de execução de cada série, mais aqui também acontece um equívoco por parte de alguns "desinstrutores" de academia, que dizem, faça 5 a 8 repetições para força,8 a 12 para hipertrofia,e 15 a 20 para definir,olha só que fácil,faz 5 repetições e já ta explodindo de tanta força.Bem na verdade como todos sabemos não é bem assim, pois também há fatores determinantes como: alimentação, descanso, reposta ao tipo de treinamento, sendo este último o mais importante, pois há pessoas que assim como eu, após uma série de 5 repetições já sai todo inchado,até mais inchado que um marombeiro que faz várias séries de 8 a 10 repetições.
Mais de uma maneira geral de acordo com pesquisas recentes, as repetições devem ficar entre 6 e 8,com intervalos de descanso de 2 a 3 minutos,favorecendo assim tanto a força,quanto a hipertrofia.
E o modo como deve ser executado cada repetição?Para nós meros mortais,as repetições devem ser totalmente contraladas,a fim de se conseguir um melhor estímulo,ao contrário dos atuais freaks,como:Ronnie Coleman,Jay Cutler,Markus Ruhl,esses sim podem executar repetições "explosivas",a fim de ter certeza que as fibras rápidas estão sendo trabalhadas,devido a elas serem maiores que as vermelhas,e claro por eles terem uma genética acima do normal,terem uma alimentação cuidadosamente elaborada,e serem usuários de esteróides anabolizantes.
E a propósito, estava lendo uma das últimas edições da revista Supertreino e lá estava uma pesquisa que mostrava que pessoas que fizeram durante 3 meses,o treino com o exercício de supino reto com apenas 1 série composta de repetições forçadas,negativas e isométricas,tiveram uma redução de 3x mais gordura do que um grupo que executava 3séries de 10 repetições.Então como vai treinar com volume ou intensidade?
Então o treino deve ser assim: rápido, intenso, repetições explosivas, intervalos de 2 a 3 minutos e repetições entre 6 e 8,simples não é!!
Vamos tentar!!!!!!!!!!

DANIEL SCHIZZI

Nenhum comentário: