terça-feira, 15 de julho de 2008

QUAL O MELHOR MÉTODO DE TREINAMENTO?HIT?HEAVY DUTY?DOG CRAPP OU O MAX-OT?

Na musculação há muitos métodos de treinamento, alguns se mantêm durante anos, enquanto surgem muitos outros a cada dia, mas afinal qual deles é o melhor?Essa é uma pergunta que não tem resposta, pelo simples fato de cada pessoa responder de modo diferente a cada treinamento.Mas todos eles têm algo em comum, pregam um treino rápido e intenso.
Dentre esses métodos existem pode haver algumas variações, mas o ponto chave de todos com certeza é a intensidade, pois quando há uma prática com pesos sem intensidade o que acontece, é que o indivíduo não está treinando, e sim "malhando".
Nesta primeira parte explicarei sobre dois métodos, o Hit e o Heavy Duty.
HIT (HIGH INTENSITY TRAINING)
Este método foi desenvolvido pelo grande Arthur Jones, que pra quem não conhece, ele desenvolveu muitas das máquinas que são utilizadas hoje em dia nas academias.Para ele o treinamento deveria ser feito com sessões de corpo inteiro, pois segundo ele, se treinarmos constantemente é mesma coisa que se estivéssemos dormindo com um dos olhos abertos.
As sessões em sua grande maioria era executadas três vezes por semana, e 1 série por exercício levada a falha, e apenas 1 série inicial de aquecimento para cada grupo.
Arthur era favor da alta intensidade, mas não era a favor da maioria das técnicas existentes, tais como, repetições forçadas, rest-pause, que segundo ele porque nessas técnicas, a pessoa necessita da ajuda de um parceiro, e a pessoa deveria ir até o limite só que sozinha, pois caso contrário estaria correndo o risco de entrar em overtraining.
A rotina feita por ele, era mais ou menos da seguinte forma:
ROTINA A
AGACHAMENTO
PULÔVER
MERGULHO EM PARALELAS
PUXADA EM BARRA FIXA
DESENVOLVIMENTO SUPINO
ROSCA DIRETA
EXTENSÃO DE TRÍCEPS
ROSCA DE PUNHO
ROTINA B
STIF DEADLIFT
FLEXÃO PLANTAR EM PÉ COM UM DOS PÉS DE CADA VEZ
ELEVAÇÃO LATERAL COM HALTÉRES
DESENVOLVIMENTO ACIMA DA CABEÇA
EMCOLHIMENTO DE OMBROS
REMADA CURVADA
MERGULHO EM PARALELAS NEGATIVO
BARRA FIXA NEGATIVO
Bem, esse é o modelo de um treino Hit.
Heavy Duty
O Heavy Duty foi desenvolvido pelo já falecido Mike Mentzer, que aprendeu o Hit de Arthur Jones, e o aprimorou, de modo às sessões serem feitas em três treino distintos: um para peito e costas,outro para coxa e panturrilha e outro para ombros,bíceps e tríceps.
Os treino geralmente eram constituídos de 6 séries,ou menos,tamanha era a intensidade exercida sobre o corpo.Mentzer pensava de modo semelhante a Arthur Jones, e preferia técnicas que a pessoa pudesse executar sozinha.Um de seus métodos favoritos era escolher um exercício isolador e um composto, para fazer uma combinação das técnicas, pré-exaustão e superset, além de ser um fã das contrações isométricas, ao final de cada série, ou entre as repetições.
Quanto ao descanso entre treinos, foi justamente aqui que ele errou, pelo fato de não se poder treinar um músculo, enquanto outro não estivesse completamente recuperado, e isso fazia com que cada músculo fosse treinado, uma vez a cada 10 ou 14 dias, e isso dava uma aparência horrível à musculatura, mas quanto à força há relatos de pessoas, que tem aumento de 10 a 20 kg nos pesos de um treino há outro, treinando como Mentzer pregava.
Ai vai uma demonstração de uma rotina proposta por ele:
DIA 1
CRUCIFIXO RETO (6-10 reps.) EM SUPERSET 1 SÉRIE C/ SUPINO INCLINADO (2-4 reps.).
PULÔVER 1X6-10
PULLEY FECHADO 1X3-5
LEVANTAMENTO TERRA 1X6-8
DIA 2
ENTENSOR (8-15 reps.) EM SUPERSET C/ LEG PRESS 1 SÉRIE (8-15 reps.)
FLEXOR 1X8-15
ELEVAÇÕES EM PÉ 1X12-20
DIA 3
ELEVAÇÃO LATERAL 1X6-10
CRUCIFIXO CURVADO 1X6-10
ROSCA DIRETA 1X6-10
TRÍCEPS NA POLIA ALTA (6-10 reps.) EM SUPERSET C/ MERGULHO EM PARALELAS (3-5 reps.)

Nenhum comentário: